Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de outubro de 2011



           Aleluia! Em Juízes 1. 12 e 13, vemos a história de um jovem que conquistou a realização de uma grande promessa para sua vida. Esse jovem é Otniel.  E através dele, O Senhor fala conosco sobre como nós podemos alcançar suas promessas para nossas vidas. Muitas são as promessas do Senhor para nós. O nosso Deus é um Deus Bom, Santo e Fiel. Ele nos faz promessas por que tem prazer em nos abençoar e também para que a nossa caminhada aqui na terra, seja realizada com esperança de dias melhores, uma vez que, o nosso caminhar com Cristo é repleto de tribulações ( No mundo tereis aflições). Com as promessas de Deus, folgamos em meio as provas, com a certeza que esse período vai passar e vamos alcançar as coisas boas que o Senhor nos tem preparado e prometido. Alegremo-nos por esse cuidado de Deus. 


        O Senhor nosso Deus, escolheu Calebe para uma grande missão. Fora chamado para ir espiar a terra prometida, afim de conhecer suas características, como: a fartura da terra e povo que lá havia. Durante 40 dias, Calebe recebeu uma grande revelação do Senhor. Ele vira a terra, e tinha agora a responsabilidade de passar adiante o que havia visto. " A terra era boa, manava leite e mel, no entanto... haviam gigantes na terra."  Mas, Calebe não fora chamado para essa missão sozinho,fora ele e mais 11 homens. Quando digo que Calebe teve uma revelação, me baseio no fato de que, do dia de persuadir Israel acerca da terra, apenas Calebe e Josué, trouxeram um relatório que considerava os risco,mas não duvidava da vitória. Eles conheciam a promessa, e foram visualizar a terra  ligados no céu, ligados no que havia dito O SENHOR. Ao passo que, os outros dez espias trouxeram um relatório repleto tal pessimismo, que fez o povo de Israel desejar recuar, rumo ao Egito. Graças a tal relatório dos dez espias, e a reação de Israel, O SENHOR decide que aquele povo incrédulo, não entraria na terra prometida, mas Josué e Calebe sim!Eles iriam alcançá-la ... E como as promessas de Deus, tem nEle o sim e o amém, eles alcançaram. Porém, isso se deu 40 anos após espiarem a terra. Calebe, avançado em dias, com 80 anos, possuía o vigor de quando estava com 40, e como guerreiro valoroso, guerreou e conquistou aquela terra. E enquanto durou seu vigor, guerreou Calebe com seus companheiros por cada canto da terra. A terra depois de conquistada, fora dividida e a cada tribo, coube uma parte. Calebe, por não pertencer a nenhuma tribo, pois são era Israelita não havia sido beneficiado por essa partilha. Então se chegou a Josué, e pediu a parte que lhe cabia, tendo em vista a promessa que recebera há 40 anos. Na hora de escolher, qual parte da terra ele queria, Calebe surpreende a todos nós, por pedir as terras das montanhas, e um dos poucos lugares da terra que ainda haviam inimigos, os gigantes. E Calebe mais uma vez guerreou e conquistou muitas terras,mas já cansado de lutar e observando que ainda tinha algo a conquistar, a terra de Quiriate Sefer.
Faz Calebe a seguinte promessa: " A quem derrotar Quiriate Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher."


     Aí, nesse dado momento chegamos ao ponto de partida. Entra na história Otniel. A Palavra diz que:  " Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, o irmão de Calebe, mais novo do que ele, e Calebe lhe deu sua filha Acsa por mulher."
     Otniel, ouviu a promessa feita por Calebe e tomou posse dela. Era tudo que um homem, um jovem gostaria. Um casamento não só significava um grande amor,mas : um grande amor+ posses+ descendentes. Que mais um jovem naquele tempo e cultura poderiam desejar? Com o casamento sua vida teria um grande amor. Esse grande amor teria como fruto filhos, descendência, alguém para perpetuar o nome do patriarca por muitas gerações, e além disso viriam as terras, que seria o dote que o pai da noiva dava ao noivo. O jovem que conquistasse essa promessa que Calebe fizera tava tranquilo.Foi então que Otniel tomou posse daquela promessa.  Nós também, ouvimos muitas promessas feitas por Deus para nossas vidas, promessas que estão na Biblía, bem como promessas feitas pelos servos do SENHOR a mandado do SENHOR, através das profecias ou Palavras proféticas. A promessa na vida de Otniel era ACSA. Nós também temos nossa ACSA. No entanto, a promessa de Calebe, era condicional: Se casaria com ACSA que tomasse Quiriate- Sefer. As promessa de Deus em nossas vidas também são condicionadas. Para que as alcancemos precisamos sempre de fé,  porém além disso precisamos de busca, outras vezes esforço, outras vezes de aprender algo e outras ainda de renúncia... Muitos são os que tomam posse da Palavra e acham que somente isso, as fará alcançar as promessas... e vemos por aí, muitas pessoas frustradas por que não conquistam ... ano após ano, esperam, até que, a promessa se perde. Não por que Deus se esqueceu.Não por que Deus não queira fazer...Ele não é homem pra que minta nem filho de homem para que se arrependa. Se não conquistamos as promessas, o erro não está em Deus, e sim em nós. Com Otniel, vamos aprender a observar os detalhes que nos afastam da promessa, podendo assim, caminhar rumo a sua realização.
     Para alcançar a promessa feita por Calebe, Otniel teve que:


  • Entender o que Calebe queria >  Otniel precisou entender o que Calebe desejava para dar sua filha em casamento, ele precisava tomar Quiriate Sefer. Nós, também temos que entender o que Aquele que nos fez a promessa deseja de nós. Para alcançarmos as promessas precisamos entender o querer de Deus... Precisamos nos perguntar: O que é necessário fazer para alcançar a promessa que Deus me fez? Temos que andar rumo a promessa, não podemos cruzar os braços e esperar. Se for assim nada vai acontecer. Fé, sem obras, é morta. Crer no que Deus diz, tomar posse e não agir, não adianta muito.  Vemos Deus constantemente levantar seus vasos e dizer aos seus filhos que os irá usar na Palavra, nos dons, no louvor...E muitos levantam as mãos, tomam posse, dizem que Deus está falando com eles... mas não entendem que para isso acontecer, Deus quer que eles busquem O busquem. Como conseguir dons, sem orar, sem buscar? Como usar os dons sem conhecer a Palavra de Deus? Assim, os dias passam, os meses, os anos e nada! Alguns até se iludem dizendo não ter chegado o tempo de Deus, e ficam como Israel na época do profeta Ageu,achando que ainda não era tempo, e no entanto o tempo já havia chegado!É lógico que existe o tempo de Deus para alcançar e é justamente esse tempo que Deus nos reserva para fazer aquilo que Ele quer que façamos.  O querer de Deus, quando nós faz as promessas e nos aproximar mais dele, através da busca, e ao mesmo tempo, trabalhar em nosso caráter enquanto buscamos... Então irmãos, não dá pra ficar simplesmente parados. Você tem promessa de Deus?Busque nEle o que é necessário para alcançá-la. Entenda o querer de Deus, como Otniel entendeu o que Calebe queria.
  • Conhecer o inimigo > Otniel certamente precisou pegar alguns dados dos seus inimigos.Provavelmente ele observou seus costumes, sua maneira de falar, suas crenças... ele estudou o inimigo. Nós também temos um adversário, que luta contra nós o tempo todo, que veio para " roubar,matar e destruir", e que tem destruído, roubado a promessa e matado os sonhos na vida de muitas pessoas, isso por que muitos se esquecem que tem inimigo, outros até se lembram que tem um inimigo,mas... não buscam conhecê-lo. É importante conhecer nosso inimigo. A Bíblia diz que ele é astuto e armador de ciladas, guerreia contra nós 24 horas todos os dias,  e é um inimigo declarado. Para alcançar nossas promessas temos que vencer nosso inimigo,mas antes de vencê-lo,precisamos conhecê-lo. Um dos passo para tomar a cidade, é conhecer a cidade ... Precisamos conhecer os ardis do diabo, e isso se encontra na Palavra de Deus, para que assim,possamos nos defender, bem como defender as promessas de Deus para nossa vida. Deus nos promete a Vida Eterna mediante Seu Filho Jesus Cristo O Justo, e  muitas bençãos para nossa vida, mas para alcançar essas duas promessas, sejam elas do teor que sejam, é necessário estar na posição.Para isso temos que conhecer o agir, os truques daqueles que conhece nossas promessas e quer nos desviar delas. Ele vai agir para que não entremos no céu, para que não sejamos usados por Deus, para que não alcançamos as coisas preparadas para nós, e que nos deixaram felizes. O inimigo tentará nos tirar da posição. Busquemos não ignorá-lo, mas sim conhecê-lo.
  • Se armar > Para lutar contra a cidade e a tomar, Otniel precisou de armas, e nós também precisamos. Para conquistar as promessas, precisamos guerrear, e portanto, temos que estar com as armas preparadas .Necessário é nos armarmos, para guerrearmos contra o inimigo, porém, a nossa luta como espiritual, pede que as nossas armas sejam espirituais. Conhecemos e usemos as armas da fé (como Davi), da oração  e do jejum ( como Daniel), do louvor (como Josafá),e conheçamos a Palavra de Deus que é a espada. Depois de reconhecido nosso inimigo, temos que usar a arma certa para acertá-lo. Ex: Se nosso inimigo(o diabo), vem até nós como uma fofoca que pode acabar conosco, podemos usar a arma da vigilância. E a Palavra de Deus, nos diz que as armas espirituais, se as usarmos bem, nos farão destruir fortalezas. Não importa se  como Otniel, você tenha que derrotar uma cidade forte, A Palavra de Deus está garantindo que com as armas espirituais você derrotará fortalezas.
  • Se unir a outros > ; Certamente Otniel não tomou a cidade sozinho, mas ele liderou a guerra. Ele persuadiu homens a lutarem no mesmo propósito. Nessa parte Deus nos fala de união. E um dos textos bíblicos mas usados para tratar de união, é o salmo 133, que é assim finalizado. " ali O Senhor ordena a benção". Muitas vitórias em nossas vidas, nós a conseguimos com a ajuda do nosso irmão. Deus nos abençoa, nos alegra e nos sustenta, e a maior parte do agir de Deus em nós, e por nós, pode ser observado através do próximo, pois muitas vezes é através das pessoas que Deus mostra estar conosco. Necessário é agradarmos a Deus, com a união. As alianças são presentes de Deus.Porém, não se trata de qualquer aliança, Otniel tinha que saber com que ele estava contando, quem ele estava alistando no exército dele. Por que você já pensou se de repente naquele exército tivessem pessoas que não concordavam com aquela vitória? Já pensou se Otniel se aliasse com pessoas de diferentes propósitos? Já pensou se aquelas fossem pessoas invejosas, ou falsas, que até se propunham a lutar,mas fariam de tudo para que não ganhassem, afim de não verem a vitória de Otniel? Nós, também temos que caminhas juntos daqueles que tem o mesmo propósito que nós. Que desejam ser  abençoados, mas também deseja que nós sejamos. Deus se agrada da união, quando os homens se ajuntam em um propósito, grandes sonhos podem se tornar realidade. Você tem promessas de Deus? Muitas delas se cumprirão através da aliança que você fara com alguns que Deus coloca em seu caminho, mas cuidado! Nem todos que estão na sua vida, fazem parte do propósito de Deus pra você.
  • Guerrear >; Por fim, Otniel depois de dar os passos anteriores, entrou na cidade para guerrear. Entrar na cidade, é sair da zona de conforto , é deixar o comodismo e lutar. Usar as armas, e vencer. Saia da zona de conforto, guerreie contra seu inimigo com as armas espirituais, vença os obstáculos que te separam da promessa, una-se a outros e conquiste.

  •        Otniel conquistou  a cidade, casou- se com Acsa, e ganhou como dote, muitas terras,e descendência. Ou seja, ele cantou o hino da vitória!