Powered By Blogger

sábado, 11 de dezembro de 2010

Adoni Bezeque (Crentes mutilados e a restituição que vem do céu)

Aleluia!Hoje falaremos um pouco sobre Adoni Bezeque.Essa pequena narrativa é encontrada no livro de Juízes 1.7 ,e as vezes,por ser pequena,nos esquecemos de observá-la.O que é uma grande perda.Temos que aprender a observar,a examinar e refletir,a Palavra de Deus,verso por verso.A cada verso,devemos nos perguntar: - O que Jesus quis me dizer com isso?E essa passagem que acabamos de ler,é importantíssima,pois Jesus através dela,nos mostra o reino espiritual:* Satanás,que veio para roubar,matar e destruir,e como Adoni Bezeque,mutila espiritualmente as pessoas.
*O povo que clama,para saber de Deus direção.
*Um Deus que por causa da obediência ao que Ele disse,nos faz vencer o adversário,que parece invencível,Aleluia!
A Palavra nos diz que Adoni Bezeque era um rei cananeu, um homem de guerra. Aos olhos das nações naquele tempo, parecia ser um inimigo invencível.Pois todas as suas batalhas contra os povos,foram vencidas por ele. Mas ele não se contentava somente em vencer a guerra, Adoni era um inimigo perverso e astuto,que gostava de ver seus inimigos,sendo humilhados comendo as migalhas que caiam da sua mesa. Por isso quando guerreava contra um povo,e vencia,ele buscava o líder do povo, o rei da nação, e mutilava a esse rei. Então ele cortava os dedos polegares dos pés,e das mãos.E assim,setenta reis foram humilhados por Adoni Bezeque,sendo forçados a comerem suas migalhas... Quando Adoni mutilava as mãos de um rei,tirando seu dedo polegar, ele estava arrancando do rei,a identidade. E quando mutilava os pés,retirando o dedo polegar, ele estava arrancando do rei, o equilíbrio.E assim ficavam os reis mutilados,sem identidade,sem equilíbrio,sendo obrigados a comer migalhas, prostrados aos pés de Adoni Bezeque. O problema,é que aqueles reis que guerreavam contra o reino de Bezeque, não eram submissos a Deus!Cremos que todas as nações daquele tempo,já tinham ouvido falar sobre o Poderoso de Israel,o nosso Deus,mas ainda sim,embora ouvissem falar dos seus grandiosos feitos por Israel,tinham suas terras e seus deuses. Enfim, Adoni Bezeque era enfrentado por reis,que não estavam dentro do propósito de Deus.
Nós temos como adversário,aquele que inspirou Adoni Bezeque na perversidade.O inimigo,satanás, assim como ele,mutila as pessoas.Satanás mas que ninguém,quer ver o povo sem identidade de Deus para elas,e sem equilíbrio,comendo migalhas,debaixo dos pés dele. As pessoas que não tem Jesus são mutiladas espiritualmente.Não sabem quem são de verdade,por que só em Jesus,conseguimos ver a identidade que o Pai nos deu.Paulo nós diz em (Ef 1.11),em outras palavras que, é em Cristo que descobrimos quem somos e o propósito das nossa vidas! Deus dá a cada um,uma identidade,e tem um propósito para cada pessoa.Mas o diabo,pai da mentira,tem tirado o polegar das mão de muitas pessoas.Tem tirado a identidade que Deus lhes deu,e enganado,dizendo que são o que não são.(Ex: o diabo diz a muitos homens que eles são gays,que nasceram para serem fracassados,que nasceram para serem viciados...)Tudo ação do diabo.E além de tirar a identidade o inimigo tira também,os polegares dos pés,o equilíbrio.Quantas pessoas vivem em desequilíbrio emocional?Muitas pessoa de tão desequilibradas tentam suicídio, vão para as drogas,a bebidas...Ao tirar os dedos dos reis,Adoni Bezeque,os deixava sem possibilidade de correr.Tentavam corre,se desequilibravam e caiam.Essa é a situação daquele que não tem Jesus.E infelizmente,essa não é somente a situação dos que se encontram Lá fora. Muitas pessoas dentro da casa de Deus,estão indo guerrear contra o inimigo,sem as armas espirituais,sem a obediência,sem se perguntar,qual é a vontade de Deus...E vão a guerra sem as armaduras de Deus,que estão em Efésio 6,e então acabam sendo envergonhados por satanás, que os humilha, e arranca seus dedos...Muitos crentes,estão sem os dedos das mãos.O Senhor Jesus te convida para olhar para suas mãos,espirituais e ver se está faltando o dedo polegar,o dedo da identidade. Como saber se seu dedo polegar está nas suas mãos,já que estou falando de um corpo espiritual?Analisando sua vida,e vendo como está sua identidade de crente,servo...
Identidade do Crente: Uma pessoa quando crê e recebe Jesus,passa a ter nova identidade,passa a ter um sobrenome. Você crê em Jesus e o recebe,e então você deixa de ser órfão, e passa a ser filho ( Jo 1. 12).Quando uma criança e adotada,ela até já tem o nome,os seus novos pais,ou pais adotivos,já a conhecem pelo nome,e lhe dão um sobrenome ( Is 45. 4b).Conosco também é assim. Todo aquele que crê em Cristo,entra na família de Deus, e deve agir como integrante dessa família.Então,qual deve ser identidade do crente?
Cheia dos frutos do Espírito ( Gl 5.21 e 22)- Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
Como está sua vida?Tem produzido os frutos do espírito?
• Amor-Amor o próximo,seja ele crente ou não.
• Gozo- Ter o coração alegre. Isso não significa que não possamos chorar ou passar por lutas,mas é em meio e luta,se alegrar por ter Jesus.
• Paz- Promover a paz em qualquer ambiente que você esteja ou quando não possível promovê-la, ao menos evitar as guerras,brigas discussões que não levam ninguém alugar nenhum.
• Longanimidade- Paciência com as pessoas,em qualquer situação.
• Misericórdia-Compaixão do próximo,perceber ou se inteirar da situação das pessoas,não somente crente e se colocar no lugar delas,pois assim o Espírito Santo,gera no homem a misericórdia.
• Bondade- Fazer o bem ao próximo,aos animais a natureza...
• Fidelidade- Ter os princípios do Senhor, e não negá-los,mas ser fiel a vontade de Deus.
Você tem cultivado os frutos do Espírito de Deus,ou está mutilado?

Adorador- O crente em Jesus também é identificado como adorador.Jesus é nosso exemplo em tudo,até em adoração.Vemos em sua Palavra Jesus,dizer muitas vezes,que Ele não falava dEle mesmo,mas suas palavras eram do Pai, e também disse que as obras que fazia,não eram suas,mas do Pai( Jo 14.10b).
Jesus exaltava ao Pai,em tudo que fazia.Essa é a essência da verdadeira adoração.A adoração que é com a vida,a toda hora,em todo lugar.Adorar é levar as pessoas a glorificarem a Deus com nossas atitudes,é honrar a Deus e sua Palavra,mesmo quando todos estão desonrando.Adorar é buscar saber O que agrada a Deus,e fazer o que o agrada,mesmo que desagrade ao mundo.Ou seja,o lugar de adorar,é onde indicou Jesus,( Jo 4. ),a qualquer hora e em qualquer lugar.Não só no monte,ou seja não só na igreja,mas em casa,no trabalho, na rua,no supermercado...Adorar a Deus,é agir com integridade,pois assim nos ensina sua Palavra, e através de uma postura santa,levar outras pessoas a desejá-lo.
O crente que adora,tem o polegar espiritual.
Servo- Fp 2. 7- Vemos novamente Cristo Jesus,que mesmo sendo Deus,não tomou como usurpação o ser como Deus,mas tomou a forma de Servo.O próprio Jesus,se fez servo de Deus.Em outra ocasião Jesus disse,que veio para servir,não para ser servido.O Servo de Cristo,é aquele que trabalha para O Senhor,para o crescimento do seu Reino.O servo de Cristo,é aquele que evangeliza,que ora,que louva,que prega,que ajuda aos mais necessitados.Mas o Servo de Cristo,não é aquele que faz tudo isso de qualquer maneira,mas aquele que faz com amor,é aquele que em tudo,expõe sua incapacidade e a Grandeza de Deus.Existem muitas pessoas que fazem muito na igreja,muito na obra,que matam a fome de muitos,mas não tem o polegar da identidade de servo de Cristo,por que não faz com amor,e não faz Jesus ser visto.Não é a quantidade do que você faz para Deus,mas a qualidade,e intenção do coração.Qual é maior aos olhos do homem,aquele que dá um copo de água a um pequenino,ou aquele que vende seus bem,e dá o dinheiro aos pobres?Olhando com olhos carnais,cremos que é o que faz mais sacrifício.O que vende seus bens e dá aos pobres.Mas A Palavra de Deus diz,que se você não tiver amor,e vender seus bens e dá o dinheiro aos pobres,sem amor não tem validade,não glorifica a Deus,que é amor.Ao passo de que Jesus diz que não se esquece daquele que der,nem que seja um copo com água,a algum pequenino...O servo,faz seu senhor aparecer, e pra isso desaparece...Aquele que tem a identidade de servo de Jesus,trabalha com amor a Ele,não amor a glória,a fama,aos elogios...Pois Ele sonda os corações.

Alguém que foge da aparência do mal. Gl 5,nos mostra coisas que são más,e dizem que elas impedem o homem de ir para o céu,e após citar as coisas más,ele diz que não são só aquelas,mas outras parecidas com aquelas,ou seja o que parece mal.O Crente que tem identidade de crente,foge do que parece mal. Sabe que o mal é pecado,e desagrada a Deus.Muitos estão na casa do Senhor,mas estão como aqueles reis derrotados por Adoni Bezeque,com as mão mutiladas,sem identidade de crente,por isso tem andado no mal,e na aparência do mal.Fuja do que pode te fazer tropeçar!Fuja do mal que parece pequeno!Cuidado com as pequenas pedras,que provocam pequenos tropeços...Existem muitas coisas que parecem inofensivas,mas fazem um grande estrago,são essas as coisas que parecem mal.Você tem a identidade de Crente?Fuja!Fuja daquilo que parece mal. Esses são as coisas más: “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias.”Essas são as coisas más,a aparência do mal,e tudo que se parece com uma dessas coisas.E qualquer coisa que te possa levar a praticar qualquer uma dessas coisas que foram citadas.É a raiz dessas coisas...Exemplo, a feitiçaria é um mal,aquele que pratica a feitiçaria não herda o céu.A simpatia,é uma das raízes da feitiçaria,tem a aparência do mal,mas também não parece tão grave,mas é!Começa com simpatia,vai aumentando,até praticar a feitiçaria...A aparecia do mal,é tão grave quanto o mal.
Amados,busque seu polegar nessa noite!Se alguma dessas coisas falou com você,cuidado!Você pode ter sido mutilado!Mas ainda...
O Senhor te convida também a olhar para seus pés,e ver se o dedo polegar,o equilíbrio,está em sua vida. Você deve ter equilíbrio no que faz,não ser insípido, nem salgado demais.Ser servo do Senhor,e fazer o que o agrada,como buscar Sua Face,Pregar a Palavra,Cantar louvores...Mas o equilíbrio,vai te mostrar quando fazer...
O crente que tem equilíbrio fala de Jesus no trabalho,mas entende o momento certo de falar.Sabe que se tiver uma postura exagerada,ao invés de atrair pessoas a Cristo,poderão afastá-las,passando uma imagem de obsessão.
Uma pessoa equilibrada passa horas por dia buscando a face do Rei,mas entende que o dia tem 24 horas,e deve ser dividido entre: Orar,vigiar,louvar,estar com a família,conversar com os amigos,estudar,trabalhar...
Uma pessoa que tem equilíbrio ora bastante,mas também entende que tem que vigiar.
Uma pessoa que tem equilíbrio, não se apegar somente a alguns versículos da PALAVRA,mas compreende que deve seguir tudo aquilo que for compreendendo e conhecendo.
Uma pessoa que tem equilíbrio,ainda que goste muito de falar,ainda que esteja com muitos problemas,e precise desabafar,também entende que precisa parar para ouvir.(é como uma consultas,você fala,depois ouve o médico,quem sabe ele tem a receita da cura?)
Aquele que tem o equilíbrio dado pelo Senhor, não sai orando pelos enfermos e dizendo a eles,Deus vai te curar,mas sabe e diz que Deus pode fazer,o que depende da vontade de Deus( As vezes Deus tem propósitos com a enfermidade ),e depende também da fé da pessoa (caso contrário,a pessoa poderá sair dizendo :Deus cura coisa nenhuma,Ele n me curou!)
Equilíbrio, pode ser também chamado de domínio próprio,um dos frutos do Espírito de Deus.Saber o que falar,como falar,quando falar...Não agir por impulso.Ter vontade de gritar com alguém numa situação,mas ponderar...O equilíbrio é fundamental em nossas vidas,como era nas vida daquele reis.Sem equilíbrio,ainda que tivesse um grande reino,e exércitos,ele não podiam correr,não avançavam.Sem o equilíbrio em nossas vidas,ainda que oremos muito, não avançamos!Ainda que jejue, e busque muito,sem o equilíbrio,que é de acordo com a Palavra de Deus,não se chega mais perto dEle.
Muitos crentes não tem mais essa identidade,ou equilíbrio,estão mutilados espiritualmente.Querido,mas não importa se você olhou para seus dedos espirituais,e viu que estava mutilado.O Senhor é Aquele que restitui...Deus pode te restituir ainda essa noite!Ele é O Senhor...Querido,estamos numa verdadeira guerra travada contra as hostes do inferno,e para não sermos derrotados e mutilados,temos que fazer como Judá.Judá também foi a guerra contra Adoni Bezeque, o resultado final foi outro...
A Palavra nos diz que o líder de Israel havia morrido.Esse líder era Josué,e então o povo de Israel buscou ao Senhor para saber sua vontade.Para saber que tribo israelita devia subir primeiro a terra prometida.Eles queriam saber nas mãos de quem O Senhor entregaria aquele povo;E diz a Palavra que O Senhor respondeu que nas mãos de Judá, Ele entregaria aquele povo.Foi o que O Senhor prometeu a eles.Querido,essa é a postura que agrada ao Senhor,Deus espera que nós como seu povo,O consultemos antes de fazer qualquer coisa,sabe por que?Porque só Deus sabe que caminho devemos tomar para alcançar a vitória.Muitos tem sido derrotados,por que agem pela própria vontade!Seguem ao Senhor,mas se esquecem que para segui-lo deve morrer para sí mesmo.Muitas decisões tem tomado os crentes,sem consultar ao Senhor.Alguns tem consultado outras fontes,consultam os pais(o que ta certo),consultam os amigos,consultam o jornal,consultam até seus corações,se esquecendo que “ enganoso é o coração do homem.”(Jr 17.9)Consultam muitas outras fontes,só não consultam a fonte verdadeira,Deus.
Pessoas tem se casado,sem consultar a vontade de Deus
Muitos tem mudado de igreja,sem ao menos perguntar ao Senhor
Tem mudado de casa,de trabalho...
Enfim,tem tomado importantes decisões sem consultar a Jesus!Hei amado,lembre-se sempre que Ele é conhecedor,do presente,passado e futuro.Você aqui dentro,só enxerga as 4 paredes,Ele vê tudo,vê o que você não pode ver,vê até o coração do homem.Portanto,confie no teu Deus,busque saber dEle que decisões tomar,quais serão as conseqüências da sua decisão.Ele tem o caminho da vitória.Israel consultou a Deus,e recebeu promessa de vitória.

Então diz a palavra que Judá,convidou seu irmão Simeão,e ambos para a guerra e o Senhor lhes entregou nas mãos os cananeus e os perizeus; e bateram deles em Bezeque dez mil homens.E em Bezeque,eles encontram o rei Adoni. Mas Adoni-Bezeque fugiu; porém eles o perseguiram e, prendendo-o, cortaram-lhe os dedos polegares das mãos e dos pés.Aleluia!O inimigo foi vencido!Por que aquele que vai a batalha tendo O Senhor como escudo,e sua Palavra como espada vence!O inimigo foi vencido pela obediência!Aleluia!

Amados os que Jesus quer te dizer com essa Palavra é: Você está num guerra,contra um inimigo astuto e cruel, que veio para roubar,matar e destruir.Esse inimigo odeia o povo de Deus,e a especialidade dele,é ao vencer a guerra,ao vencer o crente,mutilar espiritualmente as mãos e os pés,tirando a identidade de cristão e o equilíbrio!Mas O Senhor quer que você vença!E por isso te diz, filho, não vá a guerra sem saber a minha vontade,e após saber a minha vontade,obedeça!O Senhor te diz também,se nessa noite,você se encontra mutilado,sem a identidade e o equilíbrio de Cristo,O Senhor que perdoa e restitui está aqui,e quer restituir o teu caráter, e o teu equilíbrio.O Senhor te diz que não te fez,para que você esteja comendo migalhas,mas te fez para obedecer,e comer o melhor da terra!Aleluia!